domingo, 5 de maio de 2013

Bullying na escola ( ÉTICA E CIDADANIA)


O que é bullying? Confira a definição

      Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

       "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

       Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.





Comentário


         Na minha opinião o bullying é quando você sofre uma ameaça de alguém maior e mais forte que você. Algumas escolas tem essa preocupação que é muito importante de conversar este assunto com os alunos. E aí os alunos são orientados e sabem o que fazer. Se um valentão chega para uma criança e toma o seu lanche, isto é um absurdo. Não pode acontecer. Porque se fosse com ele, ele não gostaria que isso acontecesse. E a criança não pode ter medo. Precisa procurar ajuda.

       Sinceramente eu não sei por que as pessoas praticam isso, xingam, batem, maltratam, fazem os outros terem medo e chorar. Isso não é bom para ninguém. Isso é falta de ética por que se você quer se tratado bem, você precisa tratar bem também. Precisa pensar no outro. Quando você age com ética faz mais amigos, respeita os outros com todas as diferenças que cada um tem. E aí todo mundo vive mais feliz. Mesmo com todas as diferenças, gordos, magros, altos, pequenos, negros, brancos. Todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.