domingo, 5 de maio de 2013

CORAÇÃO SAUDÁVEL (SAÚDE)







     O coração funciona como um motor do corpo humano. É ele o responsável por bombear sangue, garantindo todas as funções vitais do organismo. Mantê-lo sadio por toda sua vida não é uma missão impossível. 

      De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares podem ser modificáveis e não modificáveis. "Idade, sexo e genética são fatores nos quais não podemos interferir. Porém, a hipertensão, tabagismo, colesterol elevado, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse são condições nas quais podemos atuar, prevenindo ou tratando", explica o cardiologista do Hospital Santa Catarina, Dr. Alessandro Aparecido Machado. 

      A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável e nisso a alimentação tem um papel importantíssimo. "Deve ser balanceada, com alimentos variados e em quantidades adequadas, é decisiva para a prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares", destaca a nutricionista do Hospital Santa Catarina, Marisa Chiconelli Bailer. 

    Segundo o cardiologista Dr. Alessandro Aparecido Machado "para garantir que seu coração esteja sempre saudável é necessário adotar hábitos simples, como evitar o consumo excessivo de sal, gorduras e bebidas alcoólicas, além de fazer atividades físicas regularmente com orientação profissional e aumentar a quantidade de carnes magras, frutas, legumes e verduras no cardápio", afirma o médico. 

     O que fazer para manter seu coração saudável?
  1. Coma de forma fracionada, evitando grandes refeições;
  2. Faça uma dieta com pouca gordura e moderada em sal. Evite as frituras, carnes gordas e queijos amarelos, por exemplo;
  3. Consuma mais frutas, verduras, legumes e grãos;
  4. Varie o cardápio;
  5. Mantenha seu peso ideal;
  6. Modere no consumo de bebidas alcoólicas;
  7. Controle seu colesterol;
  8. Pratique atividade física regularmente com a orientação de um profissional especializado;
  9. Procure seu medico periodicamente para exames de rotina;
  10. Tente manter uma boa qualidade do sono.


COMENTÁRIO

Ter uma alimentação saudável pode significar você ficar forte e em algumas ocasiões, viver mais alguns anos.,  A alimentação humana tem que ser variada, se não você pode  ficar doente.
O prato de comida tem que ser colorido, com frutas, verduras, legumes, carnes e em pouca quantidade, batata. E com pouco óleo. A comida não pode sempre ser gordurosa. Um prato de comida com muita gordura pode significar aumento de peso, dores musculares e problemas no coração.
Você sabia?
Manter um coração saudável não é uma missão impossível!
As veias do sangue carregam as vitaminas e as gorduras que você come no dia a dia. Se você comer muita comida gordurosa sua veia pode acabar entupindo e você tendo problemas de coração.
Comer comida saudável não é o único jeito de se manter bem. Fazer exercícios também pode te manter bem saudável. Vamos então caminhar, correr, jogar bola e manter o coração feliz.






Meu Pé de Laranja Lima (Cultura)

O prestígio do livro "Meu pé de laranja lima" rende pouco no cinema Popular no Brasil e no mercado internacional, o romance ganha uma adaptação, em cartaz nos cinemas, com público de 56 mil espectadores.



José de Abreu e João Guilherme Avila em cena de "Meu pé de laranja lima" (Foto: Divulgação/Camila Botelho)

     Meu pé de laranja lima é um romance que atravessou gerações. Lançado em 1968 pelo carioca José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), a obra narra o drama de Zezé, um menino pobre que se refugia da realidade opressiva em sua imaginação fértil. Inicialmente, a crítica recebeu mal o livro devido ao seu apelo sentimental. Porém, a história conquistou o público, entrando para o imaginário nacional. O livro de Vasconcelos, inspirado em sua própria infância no interior de Minas, já vendeu mais de 1 milhão de cópias no país, foi traduzida para 52 línguas e ganhou uma edição em quadrinhos na Coreia do sul. No Brasil, originou um filme em 1970, dirigido por Aurélio Teixeira, além de três telenovelas. Agora ganha uma nova adaptação, em cartaz nos cinemas, dirigida por Marcos Bernstein, roteirista de filmes como Central do Brasil e Chico Xavier. O filme está em cartaz há 3 semanas e teve um público de 56 mil pessoas até agora. 


COMENTÁRIO

       Ontem fui ao cinema com meus amigos, meu primo, minha mãe e minha vó e vimos o filme "Meu Pé de Laranja Lima". O filme é muito legal e fala sobre a cultura e como é a vida lá em Minas Gerais. A história conta sobre um menino chamado Zezé que é muito pobre, o pai está desempregado e o tio fica doente e se muda para a cidade grande. Ele era muito arteiro e por isso apanhava muito do seu pai, mas ao mesmo tempo era muito criativo e fazia histórias na cabeça. Zezé tinha dois amigos: Portuga, que era um homem e Minguinho, que era uma planta. Mas, na verdade, ele era um Pé de Laranja. Portuga gostava muito dele, brincava e conversava. Minguinho jÀ era diferente. Ele subia nele e imaginava que estava cavalgando sobre um cavalo branco que andava nas terras de Minas Gerais. Depois de um tempo, Portuga morreu e o menino chorou muito, mas depois superou. E então Zezé fez o que Portuga pediu para ele fazer antes de morrer. Ele deveria escrever uma história a cada dia. E quando cresceu colocou todas as folhas em cima do túmulo de Portuga e comprou um carro igual ao dele. Mas antes, o pai dele arranjou um emprego na cidade grande e então eles se mudaram para a cidade.

      Eu gostei do filme e achei emocionante, porque, além de falar como era a vida em Minas Gerais, falava do que o menino sofria, da imaginação dele que era muito fértil. Zezé pensava em muitaS coisas. Na parte que o Portuga morreu, chorei um pouco, pois achei que não era para ele morrer. Depois fiquei emocionado, porque o pai do menino achou um emprego na cidade e eles melhoraram de condição de vida.


INCÊNDIO NA CALIFÓRNIA (MUNDO)


05/05/2013 16h33 - Atualizado em 05/05/2013 16h33

Temperaturas mais frias ajudam no combate a incêndio na Califórnia

Temperaturas mais frias ajudaram os bombeiros no combate a um incêndio florestal no sul da Califórnia no domingo, e uma autoridade disse que o fogo deverá estar totalmente sob controle dentro de 24 horas. O fogo atingiu cerca de 28.000 acres em uma área costeira a noroeste de Los Angeles desde que começou na quinta-feira. O clima favorável no domingo ajudou os bombeiros enquanto eles colocavam as linhas de contenção do fogo, que eles estimam será completamente contido em algum momento na segunda-feira.

"Nós realmente não estamos vendo muita atividade lá fora agora", disse o capitão Dan Horgon, dos bombeiros do departamento de Ventura.

No domingo, o incêndio foi contido em 60 por cento da área, disse Horgon. O fogo marcou um início repentino para a época de incêndios na Califórnia. Alguns meteorologistas previram que a temporada vai ser agravada por um verão de temperaturas mais elevadas e de seca em grande parte do oeste dos EUA. Cerca de 4.000 casas foram ameaçadas pelo fogo, mas apenas 15 residências foram atingidas efetivamente, segundo o bombeiro. Sete pessoas sofreram ferimentos leves, incluindo seis bombeiros, disse ele.

(Reportagem de Kevin Gray)




COMENTÁRIO


      Quando eu vi o site fiquei entusiasmado como a natureza pode ajudar o homem nos grandes problemas, como neste incêndio. A natureza ajudou a apagá-lo com as temperaturas mais frias. E é por isso e um monte de outras coisas que eu acho que a natureza tem que ser respeitada e por que ela é parte do planeta. A época da seca é um período onde muitas áreas começam a pegar fogo. Esse incêndio começou na quinta-feira e ainda está acontecendo, no sul da Califórnia, e já tomou parte da floresta. E os bombeiros tentam dominá-lo. Já foram convocados mais de 1000 bombeiros mas por enquanto o fogo ainda não foi detido. 

    Mas esses bombeiros tem que ser muito corajosos para esse trabalho. É uma profissão que quase ninguém valoriza, mas é importante na defesa contra incêndios e outros desastres. Inclusive a minha madrinha é bombeira e salva muitas vidas.


Bullying na escola ( ÉTICA E CIDADANIA)


O que é bullying? Confira a definição

      Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

       "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

       Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.





Comentário


         Na minha opinião o bullying é quando você sofre uma ameaça de alguém maior e mais forte que você. Algumas escolas tem essa preocupação que é muito importante de conversar este assunto com os alunos. E aí os alunos são orientados e sabem o que fazer. Se um valentão chega para uma criança e toma o seu lanche, isto é um absurdo. Não pode acontecer. Porque se fosse com ele, ele não gostaria que isso acontecesse. E a criança não pode ter medo. Precisa procurar ajuda.

       Sinceramente eu não sei por que as pessoas praticam isso, xingam, batem, maltratam, fazem os outros terem medo e chorar. Isso não é bom para ninguém. Isso é falta de ética por que se você quer se tratado bem, você precisa tratar bem também. Precisa pensar no outro. Quando você age com ética faz mais amigos, respeita os outros com todas as diferenças que cada um tem. E aí todo mundo vive mais feliz. Mesmo com todas as diferenças, gordos, magros, altos, pequenos, negros, brancos. Todos iguais.

SISTEMA SOLAR (CIÊNCIA)


O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.


Formação do Sistema Solar 


A formação do Sistema Solar remonta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do se equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.


Os planetas 


Existem oito planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide. 
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.


Os asteróides 


Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteroides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteroides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.


Os cometas 


Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.


Conhecendo o Sol 


O Sol já foi considerado um deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importante para o desenvolvimento da vida na Terra. Sem esta estrela não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Por outro lado, o excesso de sol pode causar danos aos seres humanos. A exposição excessiva aos raios ultra-violetas emitidos pelo sol, sem o uso de protetor ou bloqueador solar, pode causar câncer de pele.


Os planetas do Sistema Solar, formação e características


Ao redor do Sol giram oito planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio. Na fotosfera, superfície do Sol, originam-se a luz e o calor. Ainda compõe o Sol uma camada de gases que envolve a estrela. 


Tempestades solares 


A cada ciclo de 11 anos, o Sol passa por período de extrema agitação, enviando para terra tempestades solares. Carregadas de eletricidade, estas tempestades acabam influenciando nos sistemas eletrônicos, redes de energia, computadores, aparelhos eletrônicos, sistemas de comunicação de aviões e navios e satélites. Estas ondas de energia e eletricidade chegam a criar as conhecidas aurora boreal e austral. O ar brilha nas regiões próximas aos pólos magnéticos da Terra, gerando um espetáculo de luzes e cores nos céus.


Formação química 


Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos. 


Monitoramento 


A NASA e a Agência Espacial Europeia tem monitorado constantemente as atividades do Sol. Estes estudos e observações têm por objetivo aprimorar os conhecimentos sobre esta importante estrela e melhorar a vida em nosso planeta.


Você sabia?

- É comemorado em 3 de maio o Dia do Sol.




COMENTÁRIO

Eu sou João, um menino que é muito interessado, não só em Ciência, mas principalmente em Sistema Solar. Os planetas, cometas, meteoros e estrelas e, quase esqueci, os satélites naturais e artificiais. Por exemplo, a lua é um satélite natural da Terra. E o sol ilumina o nosso planeta e vários outros planetas tipo: Mercúrio,  Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Às vezes, imagino como seria lá na lua?????? Eu encontraria vida e mudaria a ciência de hoje em dia? Isso eu não sei. Mas que astronalta é um dos meus melhores e maiores sonhos, há... Isso eu sei.


UM HOMEM MARCANTE (POLÍTICA)


O Peixe


Tendo por berço

o lago cristalino,

folga o peixe

a nadar todo inocente.

Medo ou receio

do porvir não sente,

pois vive incauto

do fatal destino.

Se na ponta de

um fio longo e fino

a isca avista,

ferra-a inconsciente,

ficando o pobre

peixe de repente,

preso ao anzol

do pescador ladino.

O camponês também

do nosso Estado,

ante a campanha eleitoral:

Coitado.




PATATIVA DO ASSARÉ 



Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 —Assaré, 8 de julhode 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro 1 . 



Memorial Patativa do Assaré, em sua cidade natal.


       Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

       Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da Rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.



COMENTÁRIO

      O nome verdadeiro de Patativa do Assaré era Antônio Gonçalves da Silva. Ele era um poeta que morava no Ceará, no nordeste. Morreu em 8 de julho de 2002 com 93 anos. Era um cara muito amado pela sociedade, pois fazia poesias sobre o governo e os camponeses comparando as coisas principalmente .

       A poesia do peixe é uma que ele compara os camponeses com o peixe. Eu fiquei muito emocionado com esse poeta que foi um pouquinho a escola, mas tem uma sabedoria enorme, feita pela vida.Tem gente que sempre foi a escola mas não sabe escrever nem a primeira frase, porque vê as coisas tristemente ou negativamente, mas ele não vê desse jeito não. Ele vê a vida como uma relíquia perdida.

      A poesia que postei no blog compara a vida do camponês com a do peixe.Os dois tem a mesma vida até de acontecer uma tragédia. O peixe é pescado e o camponês obrigado a votar nos deputados que não querem o seu bem muito, mas pelo contrário, querem o seu mal.

     No ano passado eu estudei com a minha professora o que é coronelismo. E descobri que coronelismo é quando os deputados de antigamente faziam melhorias nas terras dos coronéis, e, em troca, os coronéis obrigavam à população a votar neles. Quer dizer, o peixe foi fisgado e o camponês, obrigado a votar sem idéias.