domingo, 14 de junho de 2015

MUNDO


A MIGRAÇÃO DA ÁFRICA PARA A EUROPA.

A MIGRAÇÃO DA AFRICA PARA A EUROPA 

L. BOLDRINI / UNHCR
migrantes_mediterraneo.jpg
Risco de naufrágio: condições econômicas e sociais dos países africanos estão na origem do problema
A relação dos europeus com os náufragos nas suas costas expressa, da forma mais radical, a concepção predominante no Velho Continente, conforme o antigo adágio: civilização ou barbárie. A preocupação dos governos europeus é apenas a proteção do seu território, para que episódios dramáticos, como os que vêm acontecendo há tempos e se agudizando nas últimas semanas, deixem de ocorrer ou diminuam. Não há nenhuma posição em relação às causas da imigração.
É de tal forma escandalosa a postura europeia, que nenhum governo ou instância africana participa das reuniões que buscam soluções para os problemas. As únicas referências a governos africanos são ao Marrocos e à Tunísia, buscando apoiar ações que permitam dificultar a saída de embarcações – já que a Líbia, que antes funcionava como contenção para essa saída, agora nem sequer um Estado tem.
O que significa que os governos europeus nem cogitam atacar a raiz dos problemas, os que geram a imigração maciça para a Europa desde a África. As condições econômicas e sociais dos países africanos estão inquestionavelmente na origem do problema. E estas condições, por sua vez, têm raízes históricas diretamente vinculadas à Europa.
A África foi não somente explorada profunda e extensamente nos seus recursos naturais pelas potencias colonizadoras europeias, como foi vítima da mais brutal dos crimes – a escravidão. Milhões e milhões de africanos foram arrancados do seu mundo para serem transferidos para um continente alheio, para trabalhar como raça inferior, produzindo riquezas para a elite branca europeia.
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/04/a-europa-como-fortaleza-3815.html

COMENTÁRIO


Quando a pessoa migra de um lugar para o outro é na maioria das vezes buscando uma vida ou condição melhor de vivência com mais dinheiro ,saúde ,alimentação e um local melhor para viver.Essa migração da África para a Europa é absurdamente grande ,se as pessoas vão para lá  buscar melhoramento da vida ,saúde ,moradia...e o que acontece é que quando os africanos vindos de países pobres são encontrados no oceano ,um barco de costa italiana pega um navio e os envia de novo para a África e aí tudo oque eles fizeram que custou muito é simplesmente deixado de lado ,e eles voltam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.