CULTURA DO TEATRO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Teatro Cultura Artística é um teatro localizado na cidade de São Paulo, pertencente à Sociedade de Cultura Artística. Após um incêndio acidental em agosto de 2008, o teatro foi destruído e, conseqüentemente, desativado. A Sociedade detentora do teatro planeja sua reconstrução.
História[editar | editar código-fonte]
Desde 1919 a Sociedade sonhava em ter seu próprio espaço. Projetado por Rino Levi e construído entre os anos 1947 e 1950, no terreno do antigo Velódromo de São Paulo, o primeiro estádio de futebol do país, o teatro teve sua inauguração realizada em duas noites, nos dias 8 e 9 de março de 1950, a cargo de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, que revezaram-se na regência da Sinfônica de São Paulo e apresentaram obras suas.
O teatro possuía duas salas superpostas, a Sala Esther Mesquita com 1.156 poltronas, e a Sala Rubens Sverner com 339, ambas com acesso para deficientes físicos e ar condicionado. A fachada do Teatro Cultura Artística exibe o maior afresco existente de Di Cavalcanti, medindo 48 metros de largura por 8 de altura, feito em mosaico de vidro. O painel não foi destruído pelo incêndio e passou ampla restauração, pelos maiores especialistas do Brasil e do exterior.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Cultura_Art%C3%ADstica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.