segunda-feira, 13 de abril de 2015

TE CONTEI


O vídeogame e seu propósito sobre as crianças .

22/01/2015 07h15 - Atualizado em 22/01/2015 07h15

USP usa videogame para estimular crianças obesas a praticar exercícios

Objetivo é comprovar que atividades físicas são prazerosas, diz pesquisador.
Jovens de 7 a 10 anos passa uma hora jogando, duas vezes por semana.

Taiga CazarineG1 Ribeirão e Franca
Crianças fazem atividades com jogos interativos para combater excesso de peso  (Foto: Taiga Cazarine/G1)Crianças fazem atividades com jogos interativos para combater excesso de peso (Foto: Taiga Cazarine/G1)
Convencer crianças sedentárias e acima do peso que fazer atividade física é algo divertido e prazeroso não é uma tarefa fácil. No entanto, esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFERP/USP) em Ribeirão Preto (SP), que utiliza jogos interativos de videogame para entreter meninos e meninas, de 7 a 10 anos, e comprovar cientificamente que é possível se exercitar brincando.
As aulas são realizadas duas vezes por semana, com a duração de uma hora, no Laboratório de Exercício e Mídia Interativa, anexo ao Ginásio Poliesportivo da EEFERP/USP. A sala conta com cinco videogames Xbox e espaço para atender cinco crianças por vez. Os pequenos fazem alongamento antes e depois das atividades, e podem escolher entre diversos tipos de jogos, que exigem habilidades físicas com vários níveis de dificuldade.
O professor Hugo Tourinho Filho, um dos coordenadores do projeto, explica que dois fatores foram primordiais para o início da pesquisa: obesidade infantil e ocorrência de doenças crônico-degenerativas em crianças, como o diabete tipo 2, hipertensão, e nível elevado de colesterol, que geralmente acometem apenas adultos. Ele ressalta ainda que o foco do projeto não é fazer a criança perder peso, mas proporcionar uma experiência positiva para que se interesse pela prática de esportes.
Tourinho Filho afirma que, muitas vezes, as atividades são usadas para preencher o tempo ocioso nas escolas, ou ainda são vinculadas com castigos, como quando a criança não consegue alcançar uma meta e é punida fazendo polichinelos, por exemplo. " Primeiro, queremos conquistá-la. Exercício não é castigo, é algo bom. Quando estiverem mais estimulados com a ideia, partiremos para uma segunda etapa, que é levá-los para atividades externas”, explica
.http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/01/usp-usa-videogame-para-estimular-criancas-obesas-praticar-exercicios-ribeirao-preto.html

COMENTÁRIO

O vídeo game tem como  propósito divertir a criança ou adulto que joga . Porém o vídeo game pode causar o vício ( a criança ou adulto não conseguir parar de jogar e assim , acaba deixando compromissos de lado ). A maioria das pessoas que possuem algum eletrônico , seja vídeo game e o que for , conseguem dosar e controlar o tempo que jogam deixando em primeiro lugar compromissos como deveres , atividades do dia , caseiras e varias outras coisas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.