domingo, 23 de março de 2014

educação

diversão para cada idade?
A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, indica a melhor brincadeira para cada faixa etária

28/06/2013 13:21 
Texto
 Marina Azaredo

As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus
Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária. 

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros
 A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma. 

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem
 O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como
 esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/brincadeiras-todas-idades-502871.shtm


Comentário
A brincadeira é essencial para o desenvolvimento da mente e das funções motoras do corpo da criança. A criança na brincadeira além de se divertir, aprende a fazer as coisas e ver o mundo.Uma  idade onde é muito importante o incentivo a brincadeira é a do bebe, quando ele esta descobrindo o mundo. Os tipos de brinquedos mais educativos são os de montar. É um exercício muito bom você pensar em como montar pontes, prédios, dinossauros e outras coisas. Desperta a criatividade.

Eu sempre gostei de brincar com peças de montar. Agora exercito muito a montagem de coisas de papel. Uso folhas, cola, fita e garrafas pet. Monto pipas, arminhas para bonecos, bolsas e muitas coisas. Fico muito orgulhoso de mostrar as minhas invenções para meus pais e amigos.

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