domingo, 23 de março de 2014

educação

diversão para cada idade?
A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, indica a melhor brincadeira para cada faixa etária

28/06/2013 13:21 
Texto
 Marina Azaredo

As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus
Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária. 

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros
 A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma. 

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem
 O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como
 esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/brincadeiras-todas-idades-502871.shtm


Comentário
A brincadeira é essencial para o desenvolvimento da mente e das funções motoras do corpo da criança. A criança na brincadeira além de se divertir, aprende a fazer as coisas e ver o mundo.Uma  idade onde é muito importante o incentivo a brincadeira é a do bebe, quando ele esta descobrindo o mundo. Os tipos de brinquedos mais educativos são os de montar. É um exercício muito bom você pensar em como montar pontes, prédios, dinossauros e outras coisas. Desperta a criatividade.

Eu sempre gostei de brincar com peças de montar. Agora exercito muito a montagem de coisas de papel. Uso folhas, cola, fita e garrafas pet. Monto pipas, arminhas para bonecos, bolsas e muitas coisas. Fico muito orgulhoso de mostrar as minhas invenções para meus pais e amigos.

saude e bem estar

Importância da água para o homem
domingo, 28 de novembro de 2010
Sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde por causa da falta de água? Porém vivem tomando remédios, gastando dinheiro e usando drogas, tentando curar esses problemas, sem conseguir, é claro. Precisam de água e não de remédios. Somente tomando bastante água poderão resolver seus problemas de saúde.
Beba bastante água :


O corpo do ser humano é formado de 70 % de água. E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do organismo precisa  de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de qualquer problema de saúde existente.

Os problemas causados pela falta de água no organismo :
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Você conseguiria fazer uma limpeza em sua casa com apenas 1 ou dois copos de água? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.

Consumo de água por dia :
Você deve beber de 2 a 4 litros de água por dia (8 a 16 copos). Nunca menos de 2 litros (8 copos). A quantidade depende da temperatura do dia, da atividade que você realiza, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra. De qualquer forma, nunca pode ser menos de 2 litros por dia.

Quanto de água é suficiente?
Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe está suficiente: 1- A quantidade de urina que você elimina. 2- A cor da sua urina. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água, mesmo que esteja bebendo 2 litros por dia. É sinal que você precisa de mais, quem sabe, 3 ou 4 litros.

Dicas de como tomar água :
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Bebe um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar a noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de toma-la. Aos poucos você vai se acostumando até não mais esquecer e sentir falta dela.



Comentário
A água é o recurso mais importante que todo o ser vivo na terra precisa, por que sem a água o corpo desidrata e começa ressecar. Precisamos tomar todos os dias pelo menos um litro de água para hidratar nosso corpo e nossa pele. Nos dias quentes de verão essa necessidade fica ainda maior.

A gente deve ter bastante atenção na urina que deve estar sempre clara. A água elimina, junto com a urina as bactérias e sujeiras do corpo. Quando a urina está transparente, não tem muita bactéria. Quando a urina está amarela pode ser por causa da falta de água no corpo.   Aí é necessário beber uma quantidade maior.

Por isso é tão importante cuidarmos das águas do planeta, pois grande parte do nosso corpo, do corpo dos animais e plantas é feito de água. Sem ela tudo fica seco e triste. O homem, os animais e as plantas não sobrevivem.

ciencias

A Cadeia Alimentar
Por Fabiana Santos Gonçalves
Todos os organismos necessitam de energia para sobreviver, que é obtida a partir do alimento que retiram do ambiente. Desta forma, a matéria está sempre seguindo um fluxo em um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e vai em direção ao decompositor, passando por vários níveis tróficos. Os decompositores reciclam a matéria orgânica, recomeçando o ciclo. A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores é chamada de cadeia alimentar ou cadeia trófica.
A cada transferência, parte da energia potencial da cadeia é perdida sob a forma de calor, logo, quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos envolvidos.
As cadeias alimentares estão interligadas em uma rede chamada rede alimentar ou rede trófica.

Componentes da cadeia alimentar
Produtores: os produtores são os organismos autótrofos, ou seja, aqueles que produzem o próprio alimento através dafotossíntese. Os níveis de produtividade que os vegetais conseguem alcançar são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Esta produtividade primária pode ser prejudicada por vários fatores como falta de nutrientes no ambiente, por exemplo. As plantas, algas, bactérias e os fungos. A decomposição envolve liberação de energia e a conversão de substâncias orgânicas em elementos inorgânicos, processo chamado de mineralização. Os elementos inorgânicos são novamente utilizados pelas plantas, recomeçando o ciclo;

Fluxo de matéria e energia
As plantas convertem a energia solar em energia química. Sem a radiação solar os ecossistemas são conseguem se manter. A fotossíntese é o processo de entrada de energia em um ecossistema. Os organismos ganham e perdem nutrientes de diversas formas,
Todos os organismos são constituídos principalmente por água, sendo a maioria dos compostos restantes constituída de carbono, onde a energia é acumulada e armazenada.
Apenas 10% da energia é passada para o nível trófico seguinte, grande parte é perdida sob a forma de calor,respiração, manutenção das funções vitais, reprodução e fezes.

http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/


Comentário
A cadeia alimentar é a predação dos animais, onde o maior sempre se alimenta do menor. É a força da natureza e traz o equilíbrio para o ecossistema. 

Os animais carnívoros dependem de outros animais para sobreviver.  Os leões dependem dos búfalos e outros animais, pois precisam se alimentar. Os crocodilos dependem dos peixes e aves para fazer com que a espécie sobreviva e cresça. A cadeia alimentar faz parte da teia alimentar que envolve todos, homens e animais.

É necessário este equilíbrio em animais, os homens, as plantas, as águas para que o ecossistema possa estar em harmonia e equilibrado. 

TE CONTEI

Chorar Faz bem à Saúde


Acredita-se que homens choram menos que mulheres por possuírem menos prolactina que elas. A glândula lacrimal é capaz de produzir aproximadamente 500 ml de lágrimas em um ano. Estas, formadas por água, muco, lipídios, proteínas, magnésio, potássio, enzimas antibacterianas, dentre outros; têm sua composição levemente alterada quando são secretadas em momentos de choro, apresentando-se, por exemplo, ricas em manganês.

Nossa espécie é a única do reino animal capaz de chorar, sendo este evento diretamente relacionado ao nosso instinto de defesa e comunicação – basta nos lembrarmos do choro do bebê, indicando que algo não vai bem. Chorar pode expressar uma gama de sentimentos, dentre eles a tristeza, dor física, indignação, insegurança, medo - ou mesmo felicidade – externalizando-os. 

Aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar: e isso não é por acaso. Em determinadas situações, nosso cérebro produz certas substâncias, como a prolactina, que ativam a ação das glândulas lacrimais. Esta, cujas concentrações aumentam em momentos de estresse, reduz novamente sua quantidade quando começamos a chorar; tal como a adrenalina. Este fator, aliado à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, noradrenalina e serotonina, nos proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão. 

Reprimir-se em momentos adversos pode fazer com que o indivíduo, em longo prazo, desenvolva quadros de depressão; ou mesmo doenças psicossomáticas. Pressão alta, úlcera, e gastrite são alguns sintomas que podem surgir desta forma. Além disso, crianças que são educadas a reprimir o choro têm muito mais probabilidade de desenvolverem problemas de inibição emocional no futuro. Entretanto, fique atento: indivíduos nesta faixa etária tendem a utilizar o choro, também, como um instrumento de chantagem. 

Curiosidade:

Além do fator cultural, acredita-se que homens choram menos que mulheres porque elas possuem 50% de prolactina a mais que eles, já que é este mesmo hormônio que atua nas glândulas mamárias, para a produção de leite materno.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/saude/chorar-faz-bem-saude.htm

COMENTÁRIO

O choro elimina todos os sentimentos ruins da pessoa, fazendo com que a pessoa volte a seu estagio emocional de sempre. Eu choro varias vezes quando estou triste. As pessoas choram quando acontece alguma coisa com algum parente ou alguém importante para essa pessoa, pois é uma maneira de expressar as emoções. Emoções boas ou ruins, é sempre necessário colocar para fora o que sentimos, não guardando nada no coração. Seja homem, ou mulher:. NUNCA SEGUREM O CHORO!!! O choro alivia a alma e faz a gente seguir mais leve.

Etica e cidadania

Icone de Rio e cidadesRIO E CIDADES

publicado em 16/05/2010 às 10h00:

Reciclagem no Rio de Janeiro não alcança
nem 1% do lixo produzido todo mês

Comlurb pretende ter cinco vezes mais ações de coleta seletiva em até quatro anos
Camila Ruback, do R7, no Rio
Divulgação ComlurbDivulgação Comlurb
População colabora pouco com a coleta seletiva no Rio, segundo a Comlurb
A cidade do Rio de Janeiro produz cerca de 264 mil toneladas de lixo por mês (cerca de 8.800 toneladas por dia), mas os materiais recicláveis, que vêm da coleta seletiva, somam só 600 toneladas mensais, o que não representa nem 1% do total.
A informação é do assessor da diretoria técnica industrial da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana), José Henrique Penido. Ele reconhece o problema, mas se mostra otimista ao citar um projeto da prefeitura junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que a coleta seletiva seja ampliada em até cinco vezes nos próximos quatro anos.
- A coleta seletiva representa muito pouco diante do total de lixo recolhido no Rio. Não chega nem a 1%, mas o mais importante é que, dentro de quatro anos, vamos multiplicar por cinco o que coletamos hoje. Os estudos já estão sendo feitos. Será um alcance enorme porque o projeto do BNDES inclui a construção de galpões [de reciclagem] para os catadores.
Penido explicou que a prefeitura não possui nenhum galpão de reciclagem atualmente. A coleta seletiva ocorre em 42 bairros, onde caminhões passam nas datas previstas para recolher os produtos separados pela população (vidro, papel, metal e plástico). O material então é levado para a cooperativa mais próxima (são 1.740 cooperativas registradas), para a usina de compostagem do Caju (130 cooperativados) ou para a estação de transferência com catação em Irajá (40 cooperativados). Nestes locais, os resíduos passam por uma esteira e retira-se os produtos que podem ser reciclados.
Alto custo é obstáculo
A principal dificuldade na coleta seletiva hoje, segundo o especialista, é o alto custo que ela envolve, assim como a falta de consciência ambiental da população. Coletar uma tonelada de material reciclável custa cerca de R$ 850, mas os catadores só conseguem vender esta carga por cerca de R$ 150 a R$ 200.
- Coleta seletiva é caríssima. Recolher uma tonelada desse material demanda tempo e custa em média R$ 850, enquanto a coleta normal custa em torno de R$ 60. A ideia é conscientizar a sociedade. O caminhão não pode ficar correndo atrás do reciclável. É o reciclável que tem que correr atrás do caminhão.
Para José Henrique Penido, o ideal da reciclagem seria que a Comlurb, representando o poder público, participasse do processo somente como reguladora do sistema, sem executar. Mas, como o reciclável não é empresarialmente atrativo por ter baixo valor de mercado, a companhia de limpeza precisa continuar investindo, mesmo que seja o mínimo, para oferecer a atividade de reciclagem aos catadores.
- Milhares de cariocas dependem deste trabalho para sobreviver. Em muitos casos, a única renda familiar vem do lixo.
Tratamento não é obrigatório
Penido contou ainda que a Comlurb não pretende aumentar o número de usinas, pois, afinal, segundo regras ambientais internacionais, ela não tem a obrigação de tratar o lixo.
- O tratamento do lixo não deve ser visto como algo obrigatório por parte da Comlurb. O obrigatório é dar tratamento sanitário e ambientalmente adequado. Fazemos isso através dos dois aterros [Gramacho e Gericinó], de acordo com a recomendação de órgãos internacionais. Enquanto os aterros forem mais baratos, não precisamos encarar uma outra solução. Só vamos tratar todo o lixo quando encontrarmos uma forma que seja, no mínimo, competitiva com o aterro sanitário. Isso ainda não existe na realidade do Rio de Janeiro.
O servidor reconhece, porém, que faltam campanhas de conscientização por parte da Comlurb para que a população se sinta parte do processo de limpeza urbana.
- É preciso mais habilidade de conquistar a sociedade e informar sobre o trabalho que é realizado. A população joga lixo na rua, não sabe para onde vai nem quanto custa. Acho que a Comlurb tem que investir mais nisso.
O biólogo, mestre em ecologia e professor de gerenciamento de ecossistemas do Centro Universitário da Cidade, Mário Moscatelli, concorda.
- Somente a educação pode mudar a situação do lixo no Rio de Janeiro. Isso porque o poder público não tem empenho, e sofre dificuldades para aplicar a coleta seletiva e para reciclar os resíduos.
Os moradores do Rio de Janeiro interessados em participar da coleta seletiva de lixo podem ter mais informações através do site da Comlurb ou pelo telefone (0xx21) 2204-9999.
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/reciclagem-no-rio-de-janeiro-nao-alcanca-nem-1-do-lixo-produzido-todo-mes-20100516.html
COMENTÁRIO:

O lixo é um grande problema no Rio de Janeiro, não só nas comunidades mas em toda cidade. Não temos lixeiras suficientes pela rua, nem locais apropriados para colocar o lixo nas comunidades onde os garis não sobem. E o lixo acaba pela rua ou piorando a situação de encostas e morros.
A prefeitura estabeleceu uma regra que qualquer pessoa que jogue lixo no chão paga uma multa. Mas não basta só a multa, tem que educar,colocar em mais lugares a coleta seletiva, criar programas de reciclagem e diminuir os lixões e esgotos na praia. É preciso que o governo se preocupe de verdade com esta questão e não queira só colocar multa e tratar punindo. É preciso educação. E também bons exemplos, ao contrário do que tivemos o do prefeito, que foi filmado jogando um resto de fruta no chão da cidade. Ele é o primeiro que precisa ser multado..



gericino-aérea-700x525


mundo




Invasão da Ucrânia por russos seria uma "escalada escandalosa", dizem EUA

Do UOL, em São Paulo

Amplia


Crise na Ucrânia200 fotos

1 / 200
23.mar.2014- Manifestantes pró-Rússia participam de protesto, neste domingo, no centro de Odessa, na Ucrânia Alexey Kravtsov/AFP
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas (ONU),  Samantha Power, disse neste sábado (15) que uma eventual invasão da Ucrânia por tropas russas seria uma "escalada escandalosa". Ela conversou com jornalistas sobre o assunto após a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA CRIMEIA

A declaração foi feita depois que a Ucrânia acusou a Rússia de ter invadido militarmente o seu território com 80 soldados, helicópteros e veículos blindados, em uma aldeia situada no outro lado da fronteira administrativa entre a Península da Crimeia e a Ucrânia continental.
"Devemos estudar" essas informações, disse a representante dos EUA, após a votação do Conselho de Segurança da ONU sobre uma proposta de resolução denunciando o referendo sobre o destino da Crimeia, previsto para domingo (16). A Rússia vetou a resolução e a China se absteve.
"Se a Rússia ainda agravou o que fez na Crimeia atravessando a fronteira no sul do país, será uma escalada escandalosa", declarou a embaixadora.
A Ucrânia afirma que destacou soldados paraquedistas para repelir uma suposta tentativa de invasão das a uma região adjacente à Crimeia, afirmou o Ministério da Defesa ucraniano em comunicado.
"Unidades das forças armadas da Ucrânia repeliram hoje uma tentativa de homens das forças armadas da Federação Russa de entrar no território da região de Kherson, em Arbatskaya Strelka", afirmou o ministério em comunicado. "A tentativa foi repelida imediatamente."
O comunicado informou que os militares ucranianos usaram aviões, forças em terra e seu batalhão aeromóvel na operação. O território em questão é uma longa faixa de terra paralela à península da Crimeia, agora controlada por forças russas.
A Ucrânia acusou ainda "agentes do Kremlin" de fomentarem violência e mortes em cidades de idioma russo no país e pediu que a população não se levante ante às provocações, que seus novos líderes temem que sejam usadas para justificar uma invasão mais profunda, depois da tomada da Crimeia.
O presidente em exercício da Ucrânia Oleksander Turchinov, em um discurso no Parlamento, referiu-se às três mortes nos últimos dois dias em Donetsk e Kharkiv e disse que há um "perigo real" de uma invasão de forças russas pela fronteira leste da Ucrânia.
O ministério ucraniano dos Relações Exteriores pediu "a retirada imediata" destas forças e ameaçou responder "com todos os meios para parar a invasão militar" russa.

"Isolamento diplomático"

Samantha Power afirmou que Washington considera que "a Rússia devia responder pelas suas ações" e poderia ser submetida "a um isolamento diplomático e econômico", uma alusão à ameaça de sanções sugeridas pelos Estados Unidos, na crise ucraniana.
Questionado sobre as informações provenientes de Kiev, o embaixador britânico, Mark Lyall Grant, demonstrou preocupação. "Se as informações forem exatas, seria uma escalada perigosa", disse.
O presidente da França, François Hollande, disse hoje que a União Europeia não considerará válido o referendo convocado na Crimeia para este domingo (16) sobre sua anexação à Rússia.
Em um discurso à imprensa junto ao primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, o presidente da França, François Hollande, pediu à Rússia que seja encontrada uma solução política que respeite a integridade territorial da Ucrânia, e advertiu que, se não houver um recuo, os europeus decidirão na segunda-feira a imposição de punições.
Paralelamente, a Ucrânia anunciou que assinará um acordo de associação e livre mercado com a União Europeia. (Com Agência Brasil)
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/03/15/invasao-da-ucrania-por-russos-seria-uma-escalada-escandalosa-dizem-eua.htm?mobile


COMENTÁRIO:
A Rússia está tentando reanexar os países união Soviética. Mas um dos países é a Ucrânia, que está recusando a fazer parte de novo da união Soviética. O presidente russo Vladimir Putin está posicionando as tropas russas para a invasão da Ucrânia. A União Européia não concorda com essa invasão e se a Rússia invadir, vai haver uma guerra muito séria naquele local. 
Os países precisam entender o direito de escolha dos outros e respeita-lo. A Rússia precisa aceitar a recusa da Ucrânia, pois seu povo e governo tem o direito de escolher.E pensar também que é preciso evitar que uma guerra aconteça pois isso só trará coisas ruins e sofrimento para seu povo.