sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Política ( Manifestações dos professores )

Além de receber pouco, os professores têm que apanhar em praça pública?

Hoje a Cinelândia, no Centro do Rio, foi o cenário de mais um capítulo da história do Brasil. Assim como em um passado marcado pelo autoritarismo, a história parece que volta a se repetir.
Como se sabe, prisões e arbitrariedades eram as marcas de ação do regime militar (1964 – 1985). Nesse contexto a Cinelândia foi palco de momentos de contestação, dentre eles o cortejo fúnebre do secundarista Edson Luís e a Passeata dos 100 mil, ambos ocorridos em 1968.
Atualmente a Cinelândia continua a ser o palco das reivindicações e manifestações dos movimentos sociais, sindicais e da luta dos professores das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro.
A postura das forças policiais mudou muito pouco em relação aos anos de chumbo. O desejo do Estado em sufocar as manifestações acaba dando carta branca aos agentes de segurança pública, que usam a “lei” a seu favor.
Estava marcada para a tarde dessa terça-feira (01/10) a votação na Câmara de Vereadores do plano de cargo e salários para os professores da rede municipal, proposto pela prefeitura. O clima de autoritarismo por parte do poder público já era visível na cidade maravilhosa na parte da manhã. Grades cercavam as escadarias e ruas de acesso a Câmara Municipal, impedindo o direito de ir e vir no espaço público.
Ao iniciar a votação na Câmara, o conflito na parte externa do plenário era marcado pelas explosões das bombas de gás contra a multidão e a truculência contra professores e manifestantes. Além de receber pouco, os professores também tem que apanhar em praça pública. É esse o exemplo que está sendo noticiado para os alunos que estão em casa sem aulas. Ver o seu professor sendo reprimido de forma autoritária é uma humilhação não só para os educadores, como também para os alunos e para a sociedade de uma forma em geral..

http://biblioo.info/blogdaredacao/alem-de-receber-pouco-os-professores-tem-que-apanhar-em-praca-publica/


COMENTÁRIO


Essas manifestações, que estão acontecendo onde os professores estão sendo expulsos e espancados nas ruas tem um propósito: a melhoria do  salário horrível deles. 

Meu pai já foi um professor de escolas públicas. Ele dava aula na escola Rotari, que fica lá na Freguesia. Um dos motivos do meu pai ter saído do estado, foi por causa do salário ruim que era R$1.000,00. Como um professor pode sustentar sua família com este dinheiro?

Todas as pessoas precisam de um professor para aprender a ser tornar um cidadão. O professor tem uma grande importância para a sociedade brasileira. Todas as profissões precisam de alguém que ensine com dedicação e amor. É uma profissão muito bonita e importante, muito fundamental e nem todos se lembram disto.

Como bater nos professores por que eles estão se manifestando por lutar por seus direitos? Existem policiais que tiveram aulas com estes professores que gastaram o tempo deles para ajudar a estes alunos, que agora eles agradecem batendo. Que país é este?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.