segunda-feira, 18 de agosto de 2014

te contei


SECRET  (APLICATIVO QUE DEU ERRADO)




Edição do dia 17/08/2014
17/08/2014 21h49 - Atualizado em 17/08/2014 21h49

Registros de queixas na polícia contra aplicativo Secret se intensificam

Fotos ou mensagens anônimas circulam livremente na nova ferramenta e podem ser destrutivas.





Um aplicativo promete o anonimato para que seus usuários compartilhem segredos. Mas o que era para ser um mural de desabafos está transformando a internet em uma rede de intrigas. E em todo o Brasil surgem vítimas desse novo cyberbullying.
São Paulo, terça-feira, 1h30. O DJ Lucas Ribeiro olhou para o celular e levou um susto. Uma mensagem avisava que uma foto dele íntima estava circulando na internet.
“Isso gerou comentários de todos os tipos. Gente que falou coisas absurdas a respeito de mim, gente que me conhecia, mas que até então não dá para saber quem é”, diz.
A foto estava em um aplicativo que ele não tinha e nem conhecia, o ‘Secret’. Fotos ou mensagens anônimas circulam livremente nessa nova ferramenta e podem ser destrutivas. 
“Na última semana, nós recebemos cerca de 20 ocorrências. Vinte pessoas que nos procuraram comentando sobre problemas que tiveram no ‘Secret’”, conta a advogada de Lucas, Gisele Arantes.
Nos últimos dias, esse aplicativo foi o principal alvo de reclamações na Delegacia de Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. As primas Wany e Thainá também foram vítimas de um boato.
“Falei com ela: ‘Vamos na delegacia, vamos tomar essa iniciativa, porque isso já tá ficando demais aqui’, conta a estudante Wany Ulrich Santos.
“Para quem tá achando que não vai ter jeito, vai ter jeito, sim. Vão descobrir quem é, e você vai, se quiser, poder processar, sim”, acredita a estudante Thainá Ulrich Martins.
“Os registros aqui na DRCI se intensificaram na última semana. E inclusive pessoas que os pais chegaram aqui desesperados porque os filhos estavam querendo cometer até suicídio devido à pressão por causa dos fatos inverídicos que foram lançados por intermédio do aplicativo ‘Secret’”, conta o delegado Alessandro Pinho Alonso.
Em uma rede social, tudo é compartilhado com alguém, que tem um rosto, um nome, e outras informações bem detalhadas no perfil. É ambiente virtual com um pé na realidade. No ‘Secret’, tudo isso desaparece. É como se fosse um grande mural, onde pessoas sem nome e sem rosto vão deixando mensagens que são lidas por quem passa por ali. A sensação de liberdade pode criar uma sensação de impunidade. Mas especialistas alertam: tudo o que é feito na internet deixa rastros. 
“Não existe o anonimato na internet. Tanto é que quando você tem um aplicativo, no mínimo, você está deixando algum dado cadastral”, explica o advogado Fernando Barrueco.

COMENTÁRIO

O aplicativo secret ( nome americano ) foi criado nos EUA para facilitar a o governo e a população para se queixar de algum ato que tenha presenciado tipo violencia doméstica ou realizada na rua ou xingamentos ... mas as pessoas não o usam para denunciar mas sim para colocar besteira e coisas erradas e o pior é que ninguém sabe quem voce é .Muitas pessoas já baixaram ele e ficam vendo e participando e acham que por ninguém saber quem voce é não irá haver queixa e nem que será descoberto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.