sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cultura (A cultura negra)



Cultura Negra
cultura-negraA cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos trazidos para cá na época do Brasil Colônia, ou seja, do período colonial. A cultura europeia, tida como branca, predominava no país e não dava margem aos costumes africanos, que era discriminado pela sociedade branca, na época, maioria. Então, observa-se que na sociedade não se tinha as manifestações; porém, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos. 

Lá, nessas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a  capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança típica, era praticada para ser usada contra os inimigos (senhores de engenho).

Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é a questão dos diferentes temperos dados à nossa culinária. Eles tiveram a capacidade de mesclar coisas da cozinha indígena com a europeia e transformar em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo.

O acarajé, o vatapá, o bobó, a feijoada são pratos mais famosos da culinária afro-brasileira. Tem também o azeite de dendê, comum na culinária baiana. Além disso, o coco, a banana, a pimenta malagueta, o café são produtos oriundos das terras africanas. 

Uma coisa que chama a atenção é a alegria do povo afro-brasileiro. Além da capoeira, que já é comum em várias partes do Brasil, mas enfaticamente no estado brasileiro da Bahia. Os negros trouxeram estilos diferentes no quesito de moda e estilo. Sempre baseado nas culturas dos ancestrais, aderem penteados interessantes, como os dreadlocks, da cultura rastafári; o cabelo black power; os trançados; com balangandãs (veja mais informações sobre penteados de cabeloe dicas de cortes de cabelo), dentre outros.

Na música, como foi dito no parágrafo anterior, o samba (veja tudo sobre as escolas de samba do Rio) é bem marcante da cultura brasileira, o que é uma herança dos afro-brasileiros.  O estilo musical nasceu em meados da década de 1920; no Rio de Janeiro, surgiu e permitiu a criação de outros ritmos, tais como: o samba enredo, o samba de breque, o samba canção e a bossa nova. 

O candomblé, religião afro-brasileira, assim como a umbanda (confira informações adicionais no site Umbanda e Orixás), macumba, omoloko, foi deixado pelos escravos que adotavam o sincretismo para preservação desse culto. Na época do trabalho escravo, para que a adoração aos deuses africanos não cessassem, os negros usavam os santos da igreja católica, como forma de despistar a mão de ferro portuguesa. Por isso, se vê a mistura do candomblé com o catolicismo. 

A cultura negra é algo que influenciou, não só o Brasil, mas diversas nações usufruem da pluralidade do movimento negro. Nos Estados Unidos, o estilo dos negros é bem característico, pois, lá, há uma diferenciação ainda – no Brasil, isso é bastante sutil. O rap e hip hop são, digamos assim, elementos que fazem parte do cotidiano do povo negro. Quem já assistiu o filme do cantor Eminem (8 mile) há de concordar.    

Em meio às lutas, pode se dizer que os negros venceram e continuam nesse processo. Embora existam ainda casos deracismo no Brasil, esse quadro tem mudado. No Brasil, o Dia da Consciência Negra lembra da resistência à escravidão e é comemorada no dia 20 de novembro, homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, ícone da cultura negra.

Comentário

A cultura negra é muito importante para o Brasil, por que eles e os indígenas viveram aqui desde o início e passaram seus costumes para o Brasil. De nossa população, 40%  hoje em dia é negra e 10% indígena. O samba, a feijoada, a capoeira e muitas outras coisas foram e vieram da cultura negra. Precisamos sempre lembrar e preservar a cultura. Por isso temos o Dia da Consciência Negra, que é o Dia de Zumbi em 20 de novembro.

Eu praticava capoeira e adoro feijoada e tenho uma avó negra que é descendente de escravos. Os negros são uma raça muito importante para o Brasil.

Educação

CULINARIA

Aulas de culinária na Educação Infantil

Como as aulas de cozinha ajudam seu filho a aprender conteúdos e desenvolver habilidades

01/03/2013 15:55
Texto Mayra Raisi
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: A experiência de cozinhar pode ser muito divertida para seus filhos
A experiência de cozinhar pode ser muito divertida para seus filhos
Para alguns cozinhar é diversão, para outros é dever, mas para os alunos da educação infantil lidar com a comida pode significar as duas coisas. As aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. Não são poucas as pré-escolas do país que oferecem a disciplina no currículo e esse número continua subindo. A escola Hugo Sarmento, localizada na zona oeste de São Paulo, é um exemplo disso. A aula de culinária faz parte do currículo básico da instituição desde a sua fundação, há mais de 40 anos, e sempre foi um sucesso entre pais, alunos e professores.

1. INGREDIENTES
Para as receitas saírem da maneira que coordenadores e professores planejam, é preciso que as crianças levem dois condimentos especiais: a criatividade e a responsabilidade.

Toda semana cada turma prepara algo diferente na cozinha, mas a aula não começa só na hora de cozinhar. Para a orientadora pedagógica, Theodora Mendes - ou melhor, Tica -, as aulas de culinária são uma espécie de ritual. "Os alunos participam de todas as etapas do processo e adoram. Começam com a elaboração da receita, passam pelo preparo e chegam até a degustação, parte mais esperada".

2. MODO DE PREPARO
Cada série trabalha com sistemas diferentes de aulas e, consequentemente, diferentes desafios. Segundo Tica, conforme as crianças vão crescendo são acrescentados outros elementos e exercícios que correspondam à faixa etária:

- 1 a 2 anos: Trabalham, basicamente, usando os cincos sentidos básicos do ser humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) que, nessa fase, ainda não estão completamente desenvolvidos.

- 3 a 4 anos: Começam a criar a pratica da leitura e fazem exercícios para exercitar a memória, tentando reconhecer os objetos utilizados na cozinha e testam misturas.

- 5 a 6 anos: Fazem trabalhos teóricos - como livros de receitas -, desenvolvem receitas de culinária regional e estudam outras épocas por meio do que se comia nelas.


1808Especial Cursos Extracurriculares 
Confira outras reportagens sobre os benefícios dessas atividades no desenvolvimento do seu filho!




3. RECHEIO
As aulas possibilitam que os professores trabalhem de forma contextualizada a preparação de uma receita - da importância da higiene ao valor nutritivo dos alimentos. "Passamos para eles, na pratica, o que é importante na hora da alimentação, e eles correspondem a todas as nossas expectativas, até mesmo as dos pais", conta a orientadora. Os professores tentam aplicar conteúdos trabalhados em sala de aula na cozinha da escola. Alguns exemplos são:


Português: Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.

Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).

Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não-orgânico.

Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.

História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.

Arte: ao modelar e imaginar novas formas de preparar os
alimentos, completa e integra o trabalho.


4. COBERTURA
O ambiente descontraído e a presença dos amigos acabam despertando a curiosidade nas crianças, que não pensam duas vezes em experimentar e conhecer aquilo que estão preparando e que, possivelmente, nunca fizeram em casa por algum motivo. A diversão e a riqueza de conteúdo fazem o desenvolvimento e a alfabetização das crianças ser uma verdadeira delicia.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/aulas-culinaria-educacao-infantil-635178.shtml



COMENTÁRIO

O assunto da alimentação é uma coisa que interessa muito, não só na questão de comida saudável, como eu escrevi aqui no Blog.  Eu acho muito legal se tivessem aulas de culinária na escola. A arte da culinária possui muitas matérias escolares, tipo: quer fazer uma receita de pizza é matemática, ler as receitas e interpretar é português, os alimentos que a receita leva é ciência. E também exercita a paciência que é muito importante no dia a dia, em casa e fora.

Eu quando crescer quero ser cozinheiro. Chef de um restaurante e fazer muitas alimentações legais para as famílias, pais e crianças. Por isso acho que deveria ter aula de culinária na escola. Assim poderíamos desde pequenos despertar brilhantes talentos.

Ética e Cidadania ( A pobreza)

A pobreza no Brasil


A pobreza no Brasil
Bairros marginalizados que convivem com a pobreza
Diariamente todos os brasileiros convivem e visualizam os resultados decorrentes da pobreza, na qual a maioria da população nacional se encontra, os meios de comunicação (revistas, jornais e rádio) divulgam os imensos problemas provenientes de uma sociedade capitalista dividida em classes sociais.

Uma parcela da população acredita que a condição de miséria de milhares de pessoas espalhadas pelo território brasileiro é causada pela preguiça, falta de interesse pelo trabalho, acomodados à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, em suma, acham que só não trabalha quem não quer, no entanto, isso não é verdade.

Nas últimas décadas, o desemprego cresceu em nível mundial paralelamente à redução de postos de trabalho, que diminuiu por causa das novas tecnologias disponíveis que desempenham o trabalho anteriormente realizado por uma pessoa, a prova disso são os bancos que instalaram caixas de auto-atendimento, cada um desses corresponde a um posto de trabalho extinto, ou seja, milhares de desempregados, isso tem promovido a precarização dos vínculos de trabalho, isso quer dizer que as pessoas não estão garantidas em seu emprego e todos buscam uma permanência no mesmo, antes a luta principal era basicamente por melhorias salariais, atualmente esse contexto mudou.

Quando um trabalhador é demitido e não encontra um novo emprego em sua área de atuação, ou em outras, fica impedido de gerar renda, sem condições de arrecadar dinheiro através de sua força de trabalho as pessoas enfrentam dificuldades profundas e às vezes convivem até mesmo com a fome.

É comum relatos de professores de escolas de bairros periféricos onde há altos níveis de desemprego a ocorrência de desmaios de alunos por falta de alimentação, muitos estudantes freqüentam a escola por causa da merenda escolar que, pra muitos, é a única refeição do dia.

Esse processo de distribuição de renda e desemprego obriga as pessoas a procurar lugares impróprios à ocupação urbana, como não tem condições financeiras para custear moradias dignas, habitam favelas e áreas de risco desprovidas dos serviços públicos (esgoto, água tratada, saúde, educação, entre outros) que garantem uma melhor qualidade de vida.

Nesse sentido, há uma camada da população que nem sequer tem um “barraco” em uma favela, vivem embaixo de fachadas de lojas, instituições, praças e pontes. A pobreza é decorrente de vários fatores, os principais são os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a desigual distribuição da renda.
www.mundoeducacao.com/geografia/a-pobreza-no-brasil.htm



COMENTÁRIO

Ética e cidadania para mim é: você pensar o que é certo de fazer. E cidadania é você pensar coletivamente e agir certo. 

Um exemplo é a pobreza, que vem vindo pelo Brasil inteiro e também no mundo. Um dia eu vi uma família pedindo roupa velha de bebê e dinheiro por que não tinha casa e ficava andando a noite inteira na Ilha. Se eu fosse adulto doaria uns R$20,00 para estas pessoas, por que eu tenho muita, mais muita pena mesmo.

Tudo isso é culpa do homem, se eles criam os problemas eles podem resolver. Precisam resolver. As pessoas não podem viver desta forma, não é humano.

A pobreza é inaceitável, por que enquanto tem crianças milionárias jogando brinquedos fora, tem crianças pegando brinquedos no lixo e no esgoto. ISSO NÃO È ÉTICA!!!!!!

Mundo ( EUA espiona o Brasil )

Dilma quer saber tudo sobre espionagem dos EUA no Brasil

06 de setembro de 2013 | 10h 09
FERNANDO NAKAGAWA, ENVIADO ESPECIAL - Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira,06, que o Brasil quer saber "tudo o que há" sobre o País nos serviços de espionagem dos Estados Unidos, após a denúncia de que autoridades norte-americanas estariam espionando o Palácio do Planalto, inclusive a presidente. "Quero saber tudo o que há sobre o Brasil, tudo o que é feito com o Brasil", disse nesta manhã em entrevista coletiva no aeroporto de São Petersburgo, antes de deixar a Rússia, onde participou da reunião do G-20.
Dilma disse que conversou sobre a espionagem e pediu as explicações sobre o tema em reunião reservada, realizada ontem à noite, com o presidente norte-americano, Barack Obama. Segundo a presidente, Obama quer pessoalmente "criar condições políticas" para a visita de Estado programada para Dilma em outubro nos EUA. "Minha viagem vai depender de condições políticas", afirmou.
Durante a entrevista coletiva, Dilma afirmou que é "muito complicado saber disso (espionagem) pelos jornais". A presidente comentou que existiriam rumores de que novas denúncias poderiam vir à tona durante o fim de semana e que também por isso pediu explicações e o detalhamento completo sobre as atividades do serviço secreto norte-americanas a respeito do Brasil.
Obama se comprometeu, na reunião de ontem, a dar respostas para "integral esclarecimento dos fatos", disse Dilma. A presidente comentou que relatou ceticismo com relação ao tema a Obama e o norte-americano se comprometeu pessoalmente a acompanhar o tema.
Ficou combinado entre os dois presidentes que o novo ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e a conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca, Susan Rice, conversarão na próxima quarta-feira a respeito de providências sobre o assunto. Dilma disse que "não tem expectativas" sobre a reação norte-americana e que vai aguardar os fatos. 


COMENTÁRIO

O golpe que os estados unidos deu no Brasil e no mundo foi totalmente ilegal!  Na minha opinião o presidente Obama deveria pagar uma multa por violação de lei por que espionagem é ilegal. Eles estão fazendo isso para se preparar para as guerras que de repente poderão vir, mas por serem o país mais rico e tecnológico do mundo, se aproveitam para se dar bem no comércio, nas armas e na espionagem internacional. 

Onde já se viu espionar países para saber os segredos deles e suas armas secretas, para se proteger de guerras. Por mim Prefiro ser brasileiro do que ser de um país que faz coisas ilegais como esta!!

Política (o aumento do dólar)

Dólar fecha em alta




Dólar subiu 0,63%, para R$ 2,3851, após chegar a subir 1%.
Valorização mensal é a segunda maior do ano, perde apenas para maio.

Da Reuters
4 comentários
O dólar fechou em alta ante o real nesta sexta-feira (30), acompanhando os mercados internacionais após os Estados Unidos defenderem ação militar limitada do país contra a Síria, mas perdeu fôlego após o Banco Central anunciar mais um leilão de swap cambial tradicional para segunda-feira.
No mês, a moeda acumulou alta de 4,50%. É a segunda maior valorização mensal da divisa no ano, perdendo apenas para maio, quando o avanço foi de 7,04%.
O dólar subiu 0,63%, para R$ 2,3851, após chegar a subir 1% e alcançar R$ 2,3948 na máxima do dia. Veja cotação
Na semana, a moeda subiu 1,35% e no ano, 16,65%.
A influência do PIB, segundo os analistas, ocorreu durante a manhã, quando o dólar chegou a operar em queda ante o real, reagindo ao crescimento mais forte da economia brasileira no segundo trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,5% no segundo trimestre ante os primeiros três meses do ano, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  nesta manhã, bem acima do esperado.

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2013/08/dolar-fecha-em-alta-e-acumula-valorizacao-de-45-no-mes.html


COMENTÁRIO

O que mais me chamou a atenção nesta semana foi o aumento do dólar, por que antigamente R$100,00 no Brasil era nos Estados Unidos 50,00 dólares.  Oque eu acho é que as pessoas que já foram nos Estados Unidos tiveram sorte, por que cada vez que aumentam mais as mercadorias e os jogos eletrônicos, computadores e etc ficam mais caros. 

Quando o dólar era mais barato atraia muitas pessoas para comprar bens materiais. O consumo era muito grande. Todo mundo viajava para comprar coisas lá. E além disso, seu preço influencia tudo no mundo, a compra de alimentos e remédios também. Sendo assim, ele ficando mais caro, cada vez vai o nosso dinheiro aqui vai ficar mais desvalorizado e mais difícil de se viver. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ciencias ( cadeia alimentar )

cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e osdecompositores.1
Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem portanto um percurso acíclico obrigatoriamente dependente da energia do Sol. Esse processo é conhecido pelosecologistas como fluxo de energia.
A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas e algas), consumidores(como os animais) e decompositores (fungos e bactérias).
Porque frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares (também conhecidas por relações tróficas) tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_alimentar)



COMENTÁRIO

A cadeia alimentar é quase igual ao ciclo da vida. É onde os animais precisão de um ao outro para sobreviver . Os maiores e mais fortes se alimentam dos menores e isto mantem o equilíbrio da natureza. Se matamos animais desta cadeia, pode gerar um grande desequilíbrio. Exemplo, se desmatarmos as plantas vai ter um desequilíbrio na cadeia alimentar por que vai faltar minhoca e aí vai atingir os passarinhos que atingirã também o falcão e a águia . Por isso que não devemos destruir a natureza.

O homem  já construiu cidades pra caramba para que vai continuar mexendo, construindo e destruindo? Muitas vezes é por irresponsabilidade ou por só querer riqueza, então se tira tudo o que a natureza nos dá e enfraquece muito o meio ambiente.

Acontece a mesma coisa com os animais marinhos. Os peixes grande e tubarões comem os peixes médios, que se alimentam dos pequenos. E segue a cadeia alimentar.  Por que se não tiver peixe, não tem jacaré, nem tubarão e nem baleia.O homem precisa saber respeitar esta lei da natureza.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Saúde e Bem Estar ( Caminhada )


Caminhada

A necessidade de uma atividade física muitas vezes é desconhecida.
A prática deste exercicio reduz níveis de colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumenta o bom (HDL).
caminhada ajuda a evitar ansiedadedepressãoosteoporoseartrose,acidente vascular e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, libera endorfina que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem estar.
Caminhar é uma atividade democrática, excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Conforme o Dr. Kenneth Cooper (o criador do “Cooper”), caminhar três vezes na semana, em ritmo acelerado por trinta minutos, reduz em 58% o risco de doenças cardiovasculares, que causam morte.
A alimentação, como em qualquer outra atividade física, é importante para um bom resultado. Caminhar sem se alimentar não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para acionar os músculos, por isso é primordial manter uma alimentação balanceada.
Outro aliado para a caminhada é a  ingestão de água. Durante a prática do exercício, a temperatura do corpo eleva, e naturalmente perde-se líquidos, sendo assim, é recomendado a ingestão de no mínimo dois litros de água, durante a depois do exercício.
As passadas devem ser curtas para evitar torções e quedas e se desejar mais rapidez, diminua o intervalo entre cada passo, a pisada deve começar pelo calcanhar e depois aterrisar a planta dos pés no chão. A postura é importante, deve-se caminhar com a cabeça na altura dos ombros olhando aproximadamente vinte metros a frente contraindo o abdome, os membros devem ser sicronizados, quando o pé esquerdo vai a frente o braço direito também vai e vice versa.
alongamento  é  fundamental tanto antes como depois da prática do exercício. Antes para o aquecimento dos músculos e depois para evitar dores.


caminhada

Roupas e tênis adequados são essenciais. A roupa deve ser confortável, preferencialmete em tecidos de algodão e o tênis deve ter um solado que amorteça os impactos no joelho e tornozelos.
Para uma caminhada saudável, comece com passadas moderadas e um tempo de 45 minutos na primeira semana, na segunda semana, passe para 60 minutos.
A frequência deve ser de quatro a cinco vezes na semana no mínimo para melhora de peso e condicionamento físico , sendo o ideal 7 vezes na semana.
Fontes:
http://www.cenafe.com.br/personal/artigos/caminhar_faz_bem.htm
http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=51
http://www.via6.com/topico.php?tid=92515

(http://www.infoescola.com/educacao-fisica/caminhada/)


COMENTÁRIO

Uma caminhada sempre se faz bem, é um dos melhores exercícios, ainda mais para os necessitados - por problemas de saúde - como as pessoas acima do peso . 

Falam que caminhar é ridiculo e é uma perda de tempo mas isso nao e verdade. Mesmo para os magros, ela deixa você com boas condições físicas e saudavel e rejuvenesse os músculos e o abdomem e te deixa sarado . 

Para as maiorias das pessoas é cansativo ou seja, é mais legal ficar vendo tv e comendo batata frita sem levantar do sofá. Mas esta atitude vai causar problemas de saúde no futuro. E já encontramos muitas crianças obesas. Com alimentação errada e sem fazer nenhum exercício, jogo ou brincadeira, apenas mexendo no computador. A vida deixa de ter a mesma alegria. E a criança perde a disposição. Quem caminha, brinca, joga bola e faz exercícios com certeza, vai viver mais uns 10 anos! E viver muito bem!

Te contei ( Alimentos saudáveis X gorduras )?

GORDURA



Gordura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tipos de gorduras na comida
Veja também
PortalA Wikipédia possui o portal:
Gordura é um termo genérico para uma classe de lipídios.
As gorduras, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Sua insolubilidade na água deve-se à sua estrutura molecular, caracterizada por longas cadeias carbônicas. Por ter menor densidade, esta flutua quando misturada em água. As gorduras têm sua cadeia "quebrada" no organismo pela ação de uma enzima chamada lipase, produzida pelo pâncreas.
Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, formando um triéster. Elas são chamadas de triglicerídeostriglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis. As gorduras podem ser sólidas ou líquidas em temperatura ambiente, dependendo de sua estrutura e de sua composição. Usualmente o termo "gordura" se refere aos triglicerídeos em seu estado sólido, enquanto que o termo óleo, ao triglicerídeos no estado líquido.
As gorduras podem ser diferenciadas em gordura saturada e gordura insaturada, dependendo da sua estrutura química (veja abaixo). As gorduras saturadas são encontradas normalmente nos animais, no coco e no óleo de palma, enquanto as insaturadas nos demais vegetais.

http://www.google.com.br/urlsa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=B6eXU3KaZRaGeM&tbnid=vsGOFj6K7orh1M:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Fnutricionario.com%2Fv2%2Fgordura-visceral%2F&ei=8JAnUpqCOeKxsAS03oD4CA&psig=AFQjCNEOtuDWbaIuskLnMGQ61Sqivimq7w&ust=1378411121008289



comentário

A gordura esta em quase todas as comidas hoje em dia. Na batata frita , hambúrguer, doces, biscoitos e principalmente nos alimentos fritos, como salgadinhos e etc. Certas gorduras são boas e necessárias, ainda mais quando você  esta precisando engordar como eu . Você precisa se alimentar de comidas que tenhas estas gorduras boas, mas sem exagero. A carne, o frango são importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Mas comer em excesso nunca é bom .  Você acaba gordo ou sem saúde. A gordura que mais faz mal e que a gente precisa tomar muito cuidado, é a gordura trans. Ela deixa você com excesso  de peso. Daí não consegue caminhar, jogar bola, fica com dor na coluna e problemas de saúde . Por isso é bom nunca comer aqueles salgadinhos tipo Cheetos e Fandangos todos os dias, que fazem cada vez mais mal. Precisamos comer frutas e comidas mais saudáveis.Por que assim cresceremos muito melhor e seremos exemplos para nossos filhos.